quinta-feira, 14 de março de 2013

Iepe, nova montagem da Fundação das Artes, estreia sábado (16)


Texto leva assinatura de Luís Alberto de Abreu, celebrado autor nascido no
 ABC

Iepe, comédia popular do escritor e dramaturgo Luis Alberto de Abreu, é a nova montagem teatral de alunos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. A estreia está prevista para o próximo sábado, 16/03, no Polo Cultural Casa de Vidro. Dirigida por Pedro Alcântara, a peça é interpretada por quatro atores formandos da instituição.

A narrativa se passa na Idade Média e apresenta Iepe (André Félix), um camponês miserável e beberrão que, por uma brincadeira, passa  a ser tratado como o Barão (Thais Irentti) e desfruta de toda a riqueza e poder que nunca teve na sua vida. No entanto, a piada foge ao controle e leva o camponês a viver situações ainda mais inusitadas.

Também formado pela instituição,o diretor Pedro Alcântara tem em seu currículo mais de 20 montagens como O Interrogatório, de Peter Weiss, A Cara Torta da Sorte e Teatragem, de Mauro Silveira e Fora do Ar, de Celso Correia Lopes. “No texto há uma forte presença da narração, e por isso, nesta montagem, buscamos aproximar o público da cena, de forma que os espectadores viajem junto com os atores na história de Iepe”, explica. 

Os alunos André Felix, Rodrigo Sampaio, Rosane Rodrigues e Thais Irentti, encerram um ciclo de três anos e meio na instituição e concluem o curso com a temporada, após
 passarem por experiências em diversas linguagens dramáticas. Além da temporada na Casa de Vidro, o Núcleo 48 - como o grupo resolveu se chamar - participa com o espetáculo em festivais, a exemplo da Mostra Experimentos do Teatro da USP (TUSP), e aguardam o resultado de outros editais e processos seletivos.

Para levantar recursos adicionais para a montagem, os alunos, numa iniciativa inédita dentro da Fundação das Artes, inscreveram o projeto no site Catarse (www.catarse.com.br), de financiamento coletivo. Os interessados puderam contribuir com quantias a partir de dez reais, e receberam em troca postais, ingressos para ver a peça, camisetas, entre outros brindes. Ao todo, o projeto contou com 56 apoiadores. 

Sobre o Autor
Luís Alberto de Abreu é dramaturgo, roteirista de cinema e TV. Natural de  São Bernardo do Campo, ganhou reconhecimento em vários meios por conta de trabalhos como Narradores de Javé (2003), no cinema, e Hoje É Dia de Maria (2005), da Rede Globo.  Para o teatro, já escreveu mais de 40 textos, pelos quais conquistou diversos prêmios - somente pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), foram quatro láureas. Em 2013, foi indicado ao Prêmio Shell por Francesca e outro trabalho seu, Recusa, encenado pela Cia. Balangan, venceu em duas categorias da premiação.



Serviço
Iepe, de Luís Alberto de Abreu
Com Núcleo 48 (André Félix, Rodrigo Sampaio, Rosane Rodrigues e Thais Irentti).
Direção de Pedro Alcântara.
De 16/03 a 19/05
Polo Cultural Casa de Vidro, Av. Goias, 1111 (ao lado do Teatro Santos Dumont)
Horário: 20h (sábados) 19h (domingos)
Ingressos: R$10,00 e R$ 5,00 (meia entrada). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Apoio
Iepe é uma realização da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e contou com o apoio das seguintes empresas e instituições:  Luigi - Massas Delivery, Café Design, Onda Vídeo Locadora, Rai Cabeleireiros, Cantina Piolin, Luís Guarita Design, Ateliê Palhaçada. 

Contato
Para fotos em alta resolução, entrevistas ou mais informações, pelo e-mail nucleo48@yahoo.com.br 
facebook.com/nucleo48
nucleo48.blogspot.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário